Mercado e Consumo – 14/10/2021
Diante das medidas de restrição causadas pela pandemia de covid-19, iniciada em 2020, 11% dos proprietários de estabelecimentos mudaram de endereço no período. Outros 26% pensaram em se mudar. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da VR Benefícios, dona das marcas VA e VR.
Entre os motivos que impulsionaram a decisão estão a redução do valor do aluguel (65%), redução do fluxo de pessoas (32%), passou a fazer a atividade dentro de casa (19%) e mudou para mais perto de sua casa (5%). Já entre os que mudaram de endereço, 60% migraram para bairros residenciais.
O estudo apontou ainda que 85% precisaram cortar custos, enquanto 60% afirmaram ter negociado preços e prazos com fornecedores e 29% tiveram que recorrer a empréstimo.
MUDANÇAS NOS MEIOS DE PAGAMENTO
Em relação aos meios de pagamento sem contato que estão sendo utilizados, a pesquisa mostrou que o uso de cartões de crédito ou débito NFC (aproximação via celular) aumentou e chegou a 87%, em relação a 2020, Também cresceu a utilização de aplicativos por celular e pagamentos por link.
A pesquisa também revelou que as mudanças impostas pela pandemia vieram para ficar. Questionados sobre quais medidas de proteção serão adotadas permanentemente, 92% disseram a limpeza e desinfecção do ambiente, 86% a disponibilidade de álcool em gel aos clientes, 82% um ambiente mais aberto e ventilado, 67% confirmaram a utilização de meios de pagamento sem contato e 60% a implementação do cardápio digital.