PASSEIOS PARA EXPERIMENTAR MAIS DE 300 TIPOS DE CERVEJA

cerveja capixaba

Roberta Borguignon – A Tribuna – 20/06/21

Com 41 marcas de produção artesanal, o Estado é o 7º em número de cervejarias no País e foi o que teve mais registros em 2020.

A produção de cerveja artesanal, que começou tímida e, na maioria das vezes, na cozinha de casa, deu origem a mais de 300 rótulos que são servidos por 41 marcas registradas de Norte a Sul do Espírito Santo.

O Espírito Santo é o estado que mais registrou marcas no último ano e é o 7º com maior número de cervejarias no País, segundo o último Anuário da Cerveja, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O presidente da Associação da Cerveja Artesanal do Espírito Santo (Abracerva-ES) e proprietário da Kingbier, Paulo de Victa Alves, destaca que o número de cervejarias registradas continua crescendo e o Anuário de 2021 vai mostrar isto. “Primeiro, os apaixonados pela cerveja já registravam um movimento caseiro grande no Estado. A grande maioria desses cervejeiros tinha sonho de comercializar seus produtos. Com a abertura do segmento no Brasil, o Estado registrou as três primeiras marcas, aprovadas em 2013”, salienta Paulo.

SAIBA MAIS

Crescimento de 58,4% no Estado

Curiosidades

> AS REGIÕES Sul e Sudeste concentram mais 80% das cervejarias do Brasil, de acordo com a edição mais recente do Anuário da Cerveja.

> EM 2020, foram registradas no Brasil, 204 novas cervejarias. Outras 30 cancelaram seus registros, o que representa um aumento de 174 cervejarias e 14,4% em relação a 2019.

> O ESPÍRITO SANTO registrou 7 novas marcas em 2020, o maior número no País, com crescimento de 58,4% em relação aos anos anteriores. É o 7º estado com mais registros.

> SEGUNDO a Associação da Cerveja Artesanal do Espírito Santo (Abracerva-ES), são mais de 300 rótulos de cerveja artesanal registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

> PARA O PRESIDENTE da Abracerva-ES e proprietário da Kingbier, Paulo de Victa Alves, com as novas cervejarias registradas em 2021, já são mais de 50 marcas registradas.

> A MAIORIA das marcas registradas pelos capixabas está localizada na região de montanhas do Espírito Santo. A maior parte dos cervejeiros segue os estilos ensinados por ingleses, alemães e belgas.

Fonte: Anuário da Cerveja e Abracerva-ES.