No Brasil, um em cada cinco consumidores tomará medidas para reduzir o desperdício nos próximos 10 anos
Mercado e Consumo – 01/12/21
Sustentabilidade e medidas ambientalmente amigáveis deixaram de ser diferenciais para se transformarem em obrigação. É o que indicam os estudos Who Cares Who Does (WCWD) e Consumer Insights 2021, elaborados pela divisão Wordpanel da Kantar.
De acordo com os levantamentos, 62% dos consumidores latino-americanos dão importância à sustentabilidade e mais da metade reportaram mudanças em seu comportamento de compras em função do fator ambiental.
Segundo dados da Kantar, marcas que atendem demandas de sustentabilidade e comunicam seus esforços crescem de duas a sete vezes mais rápido com esse grupo de consumidores, que valoriza iniciativas como a redução de plásticos, a adoção de embalagens retornáveis e o uso de produtos naturais e orgânicos.
Para 53% das pessoas ouvidas pela Kantar, os sacos plásticos são os grandes vilões do ecossistema. As garrafas plásticas aparecem em segundo lugar (41%).
No geral, os consumidores brasileiros afirmam que dão preferência a produtos comercializados em embalagens recicladas (43%) ou feitas com material reciclável (36%). Os selos de orgânicos (27%) e de ingredientes sustentáveis (27%) também são bastante significativos para os consumidores.
Ainda segundo as pesquisas, apenas 23% dos participantes acreditam que as soluções para os problemas ambientais devem partir dos consumidores. Boa parte defende que essa responsabilidade precisa ser cumprida por políticos e governantes (46%). Para 25%, os fabricantes de itens de consumo também têm responsabilidades na gestão ambiental.