NO BRASIL, 67,3% DOS MICROEMPREENDEDORES AINDA VENDEM PREDOMINANTEMENTE POR CANAIS FÍSICOS

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segs.com.br – 27.12.2021

Estudo da SumUp mostra que a digitalização ainda não chegou aos negócios da base da pirâmide. Região mais digitalizada é a Nordeste, que tem menos empreendedores que dependem 100% de vendas físicas

De acordo com a pesquisa, 67,3% dos microempreendedores e informais fazem vendas predominantemente físicas, ou seja, têm mais de 50% de suas receitas oriundas de transações presenciais. 10,4% dos participantes do estudo têm vendas predominantemente digitais, enquanto 22,4% afirmaram que suas receitas são 50% vindas do ambiente físico e 50% do digital.

A gestão dos microempreendedores e autônomos é, sobretudo, rudimentar ou inexistente. 37,5% usam cadernos e folhas de papel para controlar as finanças. 7,4% dos respondentes controlam tudo “de cabeça”, sem ferramenta alguma, enquanto 7,1% não fazem nenhum tipo de controle financeiro. Entre as ferramentas digitais de gestão, destacam-se os apps de celular, usados por 24,4% dos negócios da base da pirâmide.

A pesquisa também aponta que o WhatsApp é a principal ferramenta digital dos microempreendedores e informais brasileiros. O uso do app chega, por exemplo, a 88,3% dos negócios do setor de revendas. O serviço também é o mais usado no marketing: mais de 60% dos negócios usam o WhatsApp para promover seus negócios.

Já a região mais digitalizada, e com menos microempreendedores que vendem somente no ambiente físico – 41,8%  é a Nordeste. A região que mais depende do presencial é a Norte, onde 56,4% dos microempreendedores fazem vendas 100% físicas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 10 de novembro de 2021, com 1652 microempreendedores e profissionais autônomos de todo o Brasil e pode ser acessada na íntegra aqui.