MUDANÇAS QUE A PANDEMIA TROUXE PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO

mulheresnapandemia

Gabriel Dau – Jornal Contábil – 09/08/21

O Brasil soma mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras até o momento, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor. Esse total corresponde a quase metade do mercado empreendedor (48,7%), e cresceu 40% só em 2020, conforme dados da Rede Mulher Empreendedora.

Segundo pesquisa do Sebrae realizada em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) em agosto de 2020, em análise de pequenos negócios fundados por homens e mulheres, as empreendedoras demonstraram capacidade de se adaptar mais rapidamente diante das medidas de isolamento social: passaram a utilizar mais as vendas online e ofertaram mais produtos e serviços que os empreendedores.

1) INOVAÇÃO

>11% das empreendedoras entrevistadas afirmaram ter inovado em seus negócios durante a crise;

>7% dos homens declararam ter feito alguma mudança voltada à inovação.

2) CONECTIVIDADE

>71% das mulheres usaram e ainda usam redes sociais, aplicativos e a internet para comercializar seus produtos e serviços;

>63% dos homens usaram e usam essas ferramentas.