Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul – 19/10/2021
Projeto da Prefeitura de Jaraguá do Sul já conta com 45 espaços de cultivos compartilhados e faz da cidade uma referência dentro e fora do Estado.
O consumo de verduras, legumes e frutas está diretamente associado a uma melhora na saúde geral das pessoas. A utilização de agrotóxicos durante a produção desses alimentos representa riscos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
O Brasil é o campeão na utilização desse tipo de defensivo agrícola associado ao aparecimento de doenças neurológicas, dificuldades respiratórias e câncer.
A alternativa mais saudável é o consumo de orgânicos, alimentos que não utilizam nenhum tipo de pesticida químico.
Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra que no ano passado o Brasil comercializou R$ 5,8 bilhões de orgânicos, entre produção agrícola e pecuária, representando um crescimento de 30% em comparação com 2019.
Dados do Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que existem 68.716 estabelecimentos agropecuários certificados para esse tipo de produção.
A produção das hortas comunitárias enche de saúde os pratos de aproximadamente duas mil pessoas que fazem parte das famílias envolvidas diretamente na manutenção dos espaços.
A fartura dos canteiros, porém, é tanta que o excedente se torna boa ação com doação para instituições como a Casa de Oração São José, a Associação Beneficente Novo Amanhã e o Noviciado Nossa Senhora de Fátima.