FICAR EM CASA DÁ TRABALHO, MAS HOME OFFICE DEVE PERMANECER, DIZEM PESQUISAS

home office

Diogo Antonio Rodriguez – Do UOL, em São Paulo 

Desde que a pandemia da covid-19 chegou ao Brasil, milhões de pessoas mudaram sua rotina profissional a fim de evitar a circulação do novo coronavírus. A partir de março de 2020, quem tinha a possibilidade de executar suas tarefas em casa, passou a experimentar o que antes era a exceção: o trabalho remoto.

De acordo com a pesquisa , FIA Employee Experience (FEEx), 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de home office – os dados foram colhidos no segundo semestre de 2020, a partir de questionários respondidos por 213 empresas em todo o território nacional.

A pesquisa, que faz parte do Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar, uma parceria da Fundação Instituto de Administração (FIA) com o UOL para reconhecer as organizações que têm as melhores práticas em gestão de pessoas, também revela que, antes da pandemia, menos da metade das empresas (43%) ofereciam alguma opção de trabalho à distância – e somente 7% dos 150 mil funcionários que responderam os questionários já estavam em home office, parcial ou integralmente, antes da pandemia.

Segundo o consultor Luiz Gustavo Mariano, sócio da consultoria empresarial FLOW, “a pandemia veio para acelerar e consolidar esse processo de migração para o trabalho remoto. Até porque a sobrevivência dos negócios passou a depender disso”

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/05/31/ficar-em-casa-da-trabalho-mas-home-office-veio-para-ficar-dizem-pesquisas.htm