Ludmila Azevedo – A Tribuna – 18/10/20
Segundo pesquisa, este ano surgiram 800 novos clubes no Brasil, com produtos que vão de livros a roupas para animais de estimação
As vendas dos clubes de assinatura têm aumentado durante a pandemia. Segundo informações da Betalabs, fornecedora de tecnologia para gestão de e-commerce, 600 novos clientes por dia, em média, aderiram ao serviço, este ano. Também nesse período, 800 novos clubes entraram no mercado.
Atualmente, há cerca de 4 mil clubes de assinatura no País.
As opções são variadas e vão desde os já tradicionais livros e bebidas até itens como produtos de beleza masculinos, papelaria, brinquedos sexuais, roupas para animais de estimação etc. Com tantas opções, essas empresas tiveram faturamento 12% maior de janeiro a setembro de 2020 do que no mesmo período do ano passado. Durante todo o ano de 2019, os clubes de assinatura ganharam R$ 1 bilhão.
A proposta dos clubes é trazer uma surpresa diferente todo mês na casa do cliente. Funciona assim: o consumidor faz a compra mensal e também pode ter a opção de garantir a assinatura do semestre ou do ano por um preço menor. Algumas vezes, o comprador já especifica ao clube suas preferências, mas sempre recebe uma caixa com um ou mais produtos surpresa por mês. Esse tipo de serviço tem uma vantagem financeira: se comprado separadamente, fora do clube, o produto é mais caro.
O crítico de cinema Daniel Herculano, curador de um clube voltado para cinema e literatura, relatou que o aumento das vendas foi expressivo com a pandemia. “Tivemos um crescimento médio de 30% a partir da caixa de abril. Antes, tínhamos entre 150 e 180 assinaturas por mês. Agora chegamos a 250”.
Sócio-proprietário de um clube de assinatura de vinhos artesanais, o sommelier Rodrigo Ronconi Ferraz também registrou crescimento. “Até abril, tínhamos 700 assinantes. Hoje temos mil”. Clientes desse serviço explicam que a chegada da caixa é um “evento”. “Receber um livro novo em casa regularmente me ajudou a controlar a ansiedade e manter o hábito de leitura”, disse a cientista política Cecilia Queiroga Baldi. “Quando a caixa chega é meu dia de fazer algo diferente”, completou o professor Octávio Cavalari Júnior, que assina um clube de vinhos e petiscos
OPÇÕES
>A MAIORIA DOS CLUBES oferece mais de uma opção de caixa, com mais ou menos produtos.
>É POSSÍVEL dividir o valor de uma caixa com dois vinhos com um amigo, por exemplo.
PREÇOS
>NORMALMENTE há o preço mensal do produto para a compra única.
>SE O CLIENTE assinar por um período maior, como o semestre ou o ano, as mensalidades são mais baratas
>COMO OS CLUBES compram direto com fornecedores, o preço da caixa é menor que o preço de todos os produtos adquiridos separadamente.
PRODUTOS EXCLUSIVOS
>MUITAS EMPRESAS oferecem como diferencial produtos feitos exclusivamente para a caixa.
>OUTRAS OFERECEM produtos difíceis de encontrar no mercado.
PRATICIDADE
> O CLUBE escolhe o produto pelo cliente, e a assinatura faz com que a pessoa não precise perder tempo comprando sempre.
CURADORIA PROFISSIONAL
>PROFISSIONAIS especializados que selecionam os produtos, brindes e curiosidades sobre a caixa do mês.
Fonte: Pesquisa AT