BARES RECORREM A APLICATIVO DE ENTREGA PARA EVITAR FALÊNCIA

baresrecorremaaplicativo

Ludmila Azevedo – A Tribuna – 17/03/21

Empresas estão reduzindo taxas para estabelecimentos que usam a plataforma, oferecendo empréstimo e antecipando créditos

Com o agravamento da crise sanitária causada pela Covid-19, plataformas de entrega de alimentos estão divulgando programas de ajuda aos pequenos e médios restaurantes, com uma série de incentivos para evitar que os parceiros sofram prejuízos ou tenham que fechar as portas. Com as novas medidas de restrição anunciadas pelo governo do Estado, a ajuda chega em boa hora, segundo o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado (Sindbares).

“Nosso setor, que está há muito tempo dilacerado, precisa de todo o fôlego financeiro para passar por esse sacrifício de 14 dias fechado para o público”, afirmou o presidente do Sindbares e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Estado, Rodrigo Vervloet.

De acordo com Vervloet, cerca de 250 estabelecimentos no Espírito Santo têm acesso a taxas de uso reduzidas, especialmente no iFood, além da antecipação das receitas de transações realizadas pelo aplicativo. Até o fim de março, os restaurantes que atuam no iFood terão suas taxas reduzidas de 23% para 18% para quem opera com logística da plataforma, e de 12% para 11% para os restaurantes com entrega própria.

A plataforma segue antecipando pagamentos em até sete dias após a venda, sem custo financeiro para os restaurantes pelos próximos três meses. A empresa ainda pretende oferecer até R$ 500 milhões em linhas de crédito aos restaurantes ao longo do ano por meio do Banco do Restaurante iFood, com taxas e condições especiais.

O Rappi também vai antecipar os repasses a todos os parceiros em até sete dias após a venda até o mês de junho. Além disso, os novos estabelecimentos que se cadastrarem até o fim de abril terão isenção de taxas nos primeiros 90 dias de funcionamento.

Já o Uber Eats vai zerar a taxa para pagamentos diários aos restaurantes parceiros. O valor referente aos pedidos pelo aplicativo será repassado diariamente para os pequenos e médios restaurantes. Não será cobrada taxa sobre os pedidos em que os clientes fizerem a retirada no restaurante.

EMPRESAS TAMBÉM AJUDAM A DIVULGAR RESTAURANTES

As empresas de delivery também estão desenvolvendo novas estratégias para divulgar os bares e restaurantes, para que alcancem mais clientes. O Rappi criou, a partir deste mês, um fundo para apoiar restaurantes de pequeno e médio porte. Eles receberão diretamente da plataforma cupons de desconto para incentivar as vendas.

Já o Uber Eats lançou anúncios patrocinados no aplicativo. Após um período de testes, eles ficam disponíveis esta semana para todos os restaurantes parceiros do Brasil. O próprio estabelecimento pode colocar o anúncio, e será cobrado por quantidade de cliques do cliente.

A empresa também já vinha anunciando, desde fevereiro, um reforço nas ações de marketing. “Investimos para que nossos parceiros possam levar seus pratos a mais usuários, principalmente pequenos e médios estabelecimentos”, reforçou Rafael Pereira, Head of Restaurants Operations do Uber Eats Brasil.

SAIBA MAIS:

REDUÇÃO E ISENÇÃO DE TAXAS

>O IFOOD reduziu automaticamente de 23% para 18% as taxas para quem opera via entrega iFood, e de 12% para 11% para os restaurantes com entrega própria. Os descontos vão até o fim de março.

>NO RAPPI, os novos estabelecimentos aliados que se cadastrarem até o final de abril terão isenção de taxas nos primeiros 90 dias de funcionamento.

>O UBER EATS vai zerar a taxa para pagamentos diários para os pequenos e médios restaurantes parceiros.

>FICA EM 0% a comissão de serviço dos restaurantes quando os usuários fizerem um pedido pelo Uber Eats para retirar no local.

>PEDIDOS feitos na plataforma online gratuita do Uber Eats, onde os estabelecimentos podem criar e configurar um site próprio, também terão taxa zerada pelos próximos meses.

LINHA DE CRÉDITO

>O IFOOD vai oferecer linhas de crédito pelo Banco do Restaurante, com taxas e condições especiais.

DOAÇÕES

>USUÁRIOS DO UBER EATS poderão doar R$ 2 a seus restaurantes favoritos.

PAGAMENTO ANTECIPADO

>RAPPI E IFOOD anteciparam pagamentos em até sete dias após a venda pelos próximos meses.

DIVULGAÇÃO DO RESTAURANTE

>O UBER EATS vai reforçar as ações de marketing, e lançou plataforma de anúncios no app.

>O RAPPI vai oferecer cupons de desconto para incentivar os pedidos em restaurantes menores.

 

Fonte: iFood, Rappi e Uber