Verônica Aguiar – A Tribuna – 17/01/21
Bar, borracharia, loja, lanchonete são alguns dos negócios que estão ganhando espaço dentro de contêineres no Estado. Além de ser uma opção mais barata que a construção tradicional, ela traz mais segurança para o investidor, já que pode ser movida de um lugar para o outro.
> OS CONTÊINERES que viram negócios geralmente são comprados usados. Eles passam por um processo de tratamento e reforma, que inclui a descontaminação, retirada de ferrugem e amassados, cortes para ganharem o aspecto visual desejado, revestimento de teto e paredes com drywall ou PVC, por exemplo.
> ELE PODE SER colocado em um espaço privado ou em um espaço público, caso o proprietário do negócio tenha a licença para isso.
VANTAGENS
> O EMPRESÁRIO consegue alugar um terreno desocupado em uma região estratégica, pagando bem menos que para alugar um imóvel tradicional na mesma região.
> Se em algum momento quiser mudar de endereço, simplesmente muda e leva consigo seu negócio. Para isso, vai precisar de um caminhão próprio para transporte de contêiner e preparar o novo terreno antes.
DESVANTAGENS
> LIMITAÇÃO DE ESPAÇO; necessidade de preparar o terreno antes, solicitar instalação de energia, água e rede de esgoto para receber o contêiner; se o negócio estiver ligado a alimentação vai precisar preparar uma área para o atendimento (ou drive-thru ou delivery).
>TAMBÉM SERÁ preciso instalar um bom sistema de segurança. Se não for bem conservado, seu fundo apodrece. Para evitar esse tipo de situação, ele precisa, por exemplo, ser colocado em um lugar mais alto, onde não retenha água da chuva.