Kariny Baldan – A Tribuna – 21/11/20
Professora e três estudantes de centro técnico se destacaram em evento considerado o maior da América Latina no segmento
Uma professora e três alunos do Centro Estadual de Educação Técnica (Ceet) Vasco Coutinho, em Vila Velha, foram premiados pelo desempenho em desenvolvimento e disputa de jogos digitais durante o XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, o SBGames.
O simpósio é considerado o maior evento acadêmico da área de jogos e entretenimento digital da América Latina. O resultado demonstra o fortalecimento do segmento no Estado.
A indústria de games foi uma das que mais cresceu durante a pandemia, avalia Renata Machado, que foi premiada no evento com o jogo de tabuleiro Jornada Exponencial. Coordenadora e professora do curso de Programação de Jogos Digitais, ela destaca a relevância da premiação para a equipe. “O prêmio mostra a nossa capacidade e nos dá orgulho de ver o nosso trabalho ser reconhecido, o que motiva a continuar produzindo, além de lecionar”, afirma Renata. A expectativa em receber um retorno profissional foi o que motivou os ex-alunos André Saraiva, 26, e Michele Monjardim, 27, a inscrever o game Spear Girl mesmo sem estar finalizado.
O jogo foi selecionado e recebeu um selo de reconhecimento que agrega valor e dá renome ao produto, que deve ser finalizado até meados de 2021. “Já tinha ideia do jogo há bastante tempo. Então, montamos uma ‘demo’ para apresentar. Agora sabemos que o jogo tem potencial e pode ser um bom desenvolvimento”, diz ele, que é programador de jogos. “Isso nos motiva a continuar a desenvolver o game e também a continuar produzindo outros games”, acrescenta Michele, que é designer de interface e está fazendo um novo curso em multimídia.
Já o aluno do 2º período de Programação de Jogos Digitais Tiago Artem, 20, conquistou o primeiro lugar no Campeonato de League of Legends na modalidade X1, em que a disputa é de um contra um. “Comecei a estudar jogos porque gosto de jogar e quero me tonar um cyber atleta ( jogador profissional)”, conta. “Já costumo jogar aqui no Estado e estava confiante porque tenho muita prática”.
ESPÍRITO SANTO GANHA FORÇA NA ÁREA
SBGames
>O SIMPÓSIO BRASILEIRO de Games e Entretenimento Digital (SBGames) é considerado o maior evento acadêmico da área de jogos e entretenimento digital da América Latina.
>ACONTECE ANUALMENTE.
NESTE ANO. FOI REALIZADA A SUA 19ª EDIÇÃO.
>DURANTE A PROGRAMAÇÃO, aconteceram: o Festival de Artes, com foco nos designs; o Festival de Jogos, que avaliou os games; e o Campeonato de League of Legends, uma disputa para definir o melhor jogador.
Selo de reconhecimento
>OS TRABALHOS selecionados para participar do simpósio recebem um selo de reconhecimento (mesmo os que não são campeões).
>JOGOS que possuem esse selo têm prestígio, pois foram bem avaliados por profissionais da área.
RESULTADOS
>TRÊS TRABALHOS da professora Renata Machado foram selecionados no Festival de Artes. O Jornada Exponencial conquistou um título e outros dois foram finalistas.
>O JOGO SPEAR GIRL, desenvolvido pelos ex-alunos André Saraiva, 26 anos, e Michele Monjardim, 27, foi selecionado e recebeu o selo de reconhecimento no Festival de Games.
>O CAMPEÃO do jogo League of Legends foi o aluno do 2º período do curso técnico em Programação de Jogos Digitais, Tiago Artem, 20.
>O RESULTADO demonstra o fortalecimento do segmento no Estado.
VAGAS ABERTAS EM CURSOS DE GRAÇA PARA CRIAR GAMES
O governo do Estado abrirá no próximo mês cerca de 600 vagas para 13 cursos nos Centros Estaduais de Educação Técnica (Ceet) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva.
O curso técnico em Programação de Jogos Digitais é ofertado na unidade de Vila Velha, que também oferece Administração, comércio Exterior, Redes de Computadores, Informática, Estética, Eventos, Rádio e TV, Multimídia, Gastronomia, Modelagem do Vestuário e Produção de Moda. Em João Neiva, os cursos são de Administração, Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho.
O número de vagas para cada curso ainda não foi definido. O edital ainda está sendo elaborado e será divulgado no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
Poderão se candidatar estudantes das redes pública ou privada que estejam cursando ou já tenham concluído a terceira série do ensino médio. O critério de avaliação é a nota de Português e Matemática no último ano de estudo.
A subsecretária Solange Maria Batista de Souza ressalta o papel da qualificação profissional para a inserção no mercado de trabalho.
Sobre o curso de Programação de Jogos Digital, ela reforça “a importância dos games, inclusive na área da educação, com jogos que contribuem para o aprendizado”. “Somos um Estado pequeno, mas estamos entre os melhores em produção de jogos. Isso é muito gratificante e mostra e excelência do curso no Espírito Santo”.