Portal da Comunicação – 30/11/21
O estudo, que analisou o comportamento dos brasileiros em relação às plataformas de áudio, foi realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Offerwise.
76% dos entrevistados na pesquisa ‘A influência da publicidade digital no universo dos podcasts’, afirmaram ter criado hábitos e rotinas para o consumo de conteúdos em áudio.
Segundo o estudo, dos 56% que disseram efetuar algum tipo de ação a partir de um anúncio em podcast, 37% quis saber mais sobre o produto e procurou na internet, 27% quis saber mais sobre o produto e acessou o site da marca, 18% passou a acompanhar a marca nas redes sociais e 10% efetuou uma compra. Ainda sobre anúncios publicitários, 45% dos entrevistados dizem gostar ou não se incomodar com anúncios em podcasts, enquanto apenas 18% relatam um incômodo ao ponto de atrapalhar suas experiências.
54% dos entrevistados apontaram que as publicidades mais relevantes foram aquelas que estavam integradas ao conteúdo do programa.
Se destacam também os podcasts produzidos e/ou patrocinados por marcas, que se consolidaram como a preferência de 40% dos ouvintes. Já os anúncios veiculados como pausas durante um podcast caem para 32% na predileção da audiência.
Dados da pesquisa mostram ainda que 53% da audiência ouve podcast enquanto realiza tarefas do dia a dia, 48% antes de dormir, 30% enquanto se desloca e 26% ao acordar.