Fabiane Stefano – Exame – 07/04/21
Seis em cada dez brasileiros adultos acessam hoje a plataforma de serviços públicos digitais do governo federal, o gov.br.
São 97 milhões de pessoas com cadastro no portal único que oferece desde a carteira de motorista digital – armazenada no smartphone do cidadão – até acesso ao seguro desemprego.
Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com 13.200 pessoas, realizado entre outubro e dezembro do ano passado, mostra que 60% dos brasileiros preferem o atendimento por site, aplicativo ou mensagem de texto de serviços públicos — ante 24% que escolhem o atendimento presencial.
A economia de tempo é a principal razão para 46% da população escolher a forma online. Outros 29% dizem que preferem o acesso digital para não ter que ir a uma repartição pública.
Há também uma predominância maior entre os mais jovens pela acesso online – entre os que têm de 25 a 24 anos, 71% preferem o serviço público digitalizado, ante 19% pela via presencial.
Já a população mais velha (60 anos ou mais) começa a se engajar também: 41% preferem os serviços online, em comparação com 34% dos que ainda dão preferência ao atendimento presencial.