PIB DO AGRONEGÓCIO CRESCE 9,8% NO 1º SEMESTRE PUXADO POR PREÇOS ALTOS DOS GRÃOS

pibdoagronegocio

G1 – 15.09.2021

Ramo agrícola cresceu 14,46%, enquanto pecuária diminuiu 2,18% com queda no abate de bovinos. Por outro lado, custo de insumos e queda da produção de alguns setores por causa do clima preocupam.

O PIB do agronegócio brasileiro cresceu 9,81% no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período de 2020, informou em nota o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nesta quarta-feira (15).

Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso veio da expansão de 14,46% no ramo agrícola, puxada pelos altos preços dos grãos, enquanto a pecuária registra queda de 2,18% por causa da diminuição do abate de bovinos e alta de custos.

CUSTO E CLIMA

Apesar do aumento do setor agrícola, o avanço dos custos com insumos e as quebras de produção em diferentes culturas, devido a seca e geadas, limitaram o crescimento do PIB.

PECUÁRIA

A queda de 2,18% na pecuária foi influenciada, especialmente pelo aumento expressivo dos custos com insumos, seja dentro da porteira, na agroindústria ou nos agrosserviços do ramo.