A Tribuna – Verônica Aguiar – 15.08.21
Embora os produtores não exportem delícias como doces, compotas e socol, elas acabam ganhando o mundo por meio dos turistas, que chegam no ES, experimentam os produtos e acabam comprando para seus países, tanto para consumir quanto para presentear.
> A MAIORIA das agroindústrias familiares no Espírito Santo (35%) dedica-se à produção de pães, biscoitos, bolos e massas, seguidos de queijos (17%) e de produtos à base de frutas, tais como geleias, doces e compotas ( 10%).
> OUTROS PRODUTOS de destaque na produção da agroindústria capixaba são os embutidos e defumados cárneos, cafés especiais, chocolates e bebidas como polpas de frutas, cachaça, licores e vinhos.
> O NÚMERO estimado de agroindústrias de pequeno porte no Espírito Santo é de 2.024 empreendimentos, equivalente a aproximadamente 3.560 famílias envolvidas diretamente na atividade.
> A METADE das agroindústrias estão instaladas em 15 municípios, sendo Domingos Martins o que concentra o maior número de estabelecimentos (142), seguido dos municípios de Castelo (113), Alfredo Chaves (106), Santa Teresa (88) e Afonso Cláudio ( 79).
Fonte: Incaper